São Paulo, domingo, 5 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IPC-r deve ir a 30% em maio

As aposentadorias e pensões do INSS deverão ser reajustadas em cerca de 30% em maio. Esta é a estimativa para o IPC-r acumulado de julho de 94 a abril de 95.
Para fazer um cálculo preliminar, o aposentado deve multiplicar por 1,3 o valor do benefício que está sendo pago este mês (sem o abono de R$ 15,00, portanto). O valor reajustado, entretanto, será o do pagamento em junho.
A lei 8.880/94, que introduziu a URV na economia, determina o reajuste pelo IPC-r em maio, mas não fixa regra para os futuros reajustes.
Para os trabalhadores da ativa, já está claro que valerá a livre negociação. Sem uma regra definida, é provável que as aposentadorias sejam corrigidas segundo as disponibilidades de caixa do INSS, e no intervalo de um ano se a inflação se mantiver baixa.
No caso de o salário mínimo ter novo aumento acima do IPC-r, a maioria dos aposentados também receberá mais porque o SM é o piso dos benefícios da Previdência. O governo desistiu de propor a retirada desta regra da Constituição.

Texto Anterior: Revisão do teto ainda continua
Próximo Texto: Antecipar 13º é vantajoso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.