São Paulo, domingo, 5 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comece a preparar a declaração do IR

DA REDAÇÃO

O prazo final para entrega da declaração do Imposto de Renda deste ano está, por enquanto, marcado para 28 de abril. Pode até ser adiado, como virou tradição. Mas quem quiser evitar atropelos de última hora já pode começar a prepará-la.
Algumas providências devem ser tomadas com boa antecedência. Profissionais autônomos, por exemplo, devem separar os recibos ou notas para entregá-las em tempo ao contador, se for o caso.
Quem efetuou despesas com saúde em 94 já deve ir localizando os recibos, cujo valor deve ser convertido em Ufir "cheia" do mês em que o serviço foi pago.
A Receita não exige que recibos médicos sejam anexados à declaração, mas o contribuinte deverá guardá-los por cinco anos para se garantir numa eventual malha-fina. Despesas de valor alto costumam alertar o fisco.
As empresas e bancos ganharam mais prazo para entregar o informe de rendimentos em Ufir a seus funcionários e clientes. Agora, têm até o dia 17 de março.
Mesmo sem este documento, entretanto, é possível se fazer um esboço do que foi pago de imposto e se haverá ou não saldo a pagar.
É trabalhoso, principalmente porque entre março e junho de 94 os salários estavam urvizados.
Rendimentos em URV devem ser convertidos em cruzeiros reais pela URV do dia 1º e reconvertidos pela Ufir do primeiro dia útil do mesmo mês. Os valores da Ufir estão no quadro ao lado.
Como regra geral, o IR retido na fonte deve ser convertido em cruzeiros reais pela URV do dia do pagamento e depois transformado pela Ufir "cheia" do mês.
No informe que será entregue até o dia 17 pelas empresas poderá haver diferença porque nem todas, na fase da URV, fecharam a folha salarial pela URV vigente na data do pagamento. Nesses casos, houve IR retido a mais ou a menos num mês, exigindo devolução ou desconto extra na folha seguinte.
Na edição de 19 de fevereiro esta seção publicou uma planilha montada pela tributarista Elisabeth Libertuci que facilita a conferência dos dados em Ufir.
Sabendo se terá IR a pagar ou a receber o contribuinte pode planejar seu orçamento desde já.

Texto Anterior: Antecipar 13º é vantajoso
Próximo Texto: Agora já vale a pena esperar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.