São Paulo, domingo, 5 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CBX Strada 95 mantém baixo consumo

JOTA SANTANA

Free-lance para a Folha A Honda CBX200 Strada 95 mantém as vantagens de suas antecessoras. Boa relação custo/benefício, custa R$ 4.471,00, e roda mais de 35 km por litro.
A Strada 95 estréia com novo grafismo, mudanças na carenagem e mais torque (força em baixa rotação) no motor.
Pequena e fácil de manobrar, mostra-se bastante ágil no trânsito urbano mesmo em situações onde os espaços são exíguos. O freio dianteiro a disco é muito preciso para realizar manobras curtas.
Seu motor é forte e resistente. Chega com certa facilidade a boas velocidades. O maior problema é a imprecisão no engate do câmbio, que tem tendência a deixar escapar a segunda marcha.
Porém, uma vez embalada, a moto mantém velocidades compatíveis com o fluxo de trânsito intenso, como em vias expressas, por exemplo.
A pequena potência do motor prejudica as retomadas de velocidade, que são lentas. Ele só se sente à vontade trabalhando acima dos 3.000 giros.
Abaixo dessa faixa de rotação, em qualquer marcha, o motor da Strada fica sem forças e "embaralha". Esse detalhe requer atenção especial do piloto, que deve rodar respeitando essa característica.
Outro problema que exige contínua atenção do piloto e do garupa é a falta de proteção no escapamento. Qualquer descuido resultará em queimadura na perna direita.
Em segurança, a moto leva vantagem. As rodas de alumínio da Strada aliviam o peso do conjunto e oferecem maior segurança, além de complementarem com elegância o perfil esportivo.
Conseguem suportar bem os solavancos causados quando se passa por cima dos buracos.
Os freios respondem sempre com eficiência e o conjunto de suspensão é bem dimensionado para garantir conforto para o piloto e aderência para os pneus.
O painel é sóbrio e conta com um útil marcador de gasolina, instrumento nem sempre presente em motocicletas de pequeno porte.
Com 13 litros de capacidade no tanque —2,8 litros de reserva— sua autonomia chega aos 450 km.

Texto Anterior: Renault lança três novidades em salão; Ford F-150 lidera nos EUA há 13 anos; Agrale eleva vendas em 170% em janeiro; Audi usa energia solar no modelo A8; Mercedes desenvolve sistemas de segurança; Mitsubishi cria o Carisma na Europa; China promove uma 'corrida' entre fábricas; Cidade suíça é 'capital dos veículos elétricos'
Próximo Texto: Mitsubishi Galant V6 inova no design
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.