São Paulo, quinta-feira, 9 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Avião faz pouso forçado com 172 pessoas em SP

DA REPORTAGEM LOCAL E DA

Agência Folha, em Fortaleza
Um avião da Vasp com 172 pessoas fez um pouso de emergência ontem de manhã no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo).
Segundo a empresa, o acidente foi causado por um problema no trem de pouso dianteiro. A aterrissagem não teve problemas e nenhum passageiro ficou ferido. Às 11h13, outro avião decolou com os passageiros do primeiro vôo.
No dia 2 de março, outro avião da Vasp se acidentou em Cumbica. Ele teve um problema na parte hidráulica. O avião saiu bruscamente da pista e 71 se feriram.
O vôo de número 164 decolou às 8h25 de São Paulo com destino a Fortaleza (CE) e escalas em Salvador (BA) e Recife (PE). Alguns minutos após a decolagem, o painel de controle informou o piloto de que o trem de pouso dianteiro não havia sido recolhido.
O piloto decidiu não prosseguir a viagem. A aeronave sobrevoou o aeroporto até as 9h47 para gastar gasolina. A medida visa diminuir a possibilidade de um incêndio na hora da aterrissagem. Segundo a assessoria de imprensa da Vasp, o problema "não foi grave", pois o fato de o trem de pouso não ter sido recolhido não impede que se voe normalmente. Ainda segundo a assessoria, o único problema é que o trem de pouso prejudica a aerodinâmica, aumentando o consumo de combustível.
A psicóloga Cristina Mota disse ontem ao desembarcar em Fortaleza que viveu "um clima de filme de terror". Segundo ela, os problemas com a aeronave puderam ser percebidos logo após a decolagem. "O avião ficou todo se tremendo. Parecia que ia se partir ao meio", disse Cristina.
O clima de pânico tomou conta dos passageiros quando o comandante da aeronave os avisou do defeito no trem de pouso. "Eu fiquei apavorada e comecei a rezar. Eu só pensava nos meus filhos. Todos ficaram em silêncio, mas era possível escutar os murmúrios dos que faziam orações", disse ela.
Cristina afirma que quando a aeronave pousou novamente em Cumbica o clima entre os passageiros foi de "festa total e alívio". "Houve uma salva de palmas."

Texto Anterior: Encapuzados invadem cadeia em Pernambuco e matam três presos
Próximo Texto: Leão arranca braço de mulher no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.