São Paulo, quinta-feira, 9 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Milão reinventa glamour do retrô à moda italiana

COSTANZA PASCOLATO
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM MILÃO

O clima da moda lançada nos primeiros dias das coleções outono-inverno 96 aqui em Milão é definitivamente retrô. Desta vez é a releitura do chic dos anos 60, meio Givenchy vestindo a atriz Audrey Hepburn.
O corte e as proporções de Balenciaga dos anos 60 também estão presentes nas principais passarelas da cidade.
Outro must: o look "mod" (aquele de Carnaby Street) é onipresente, materializando-se em geométricos tailleurs em verniz ou tecido armado, trench coats curtinhos, cheios de pences, grandes golas e costuras rebatidas. As calças são justinhas, parando nos tornozelos, com cós baixo.
Na guerra dos comprimentos, ganha o que pára logo acima dos joelhos. Permanecem as microssaias para os mais jovens (Dolce & Gabbana, Versace, Gucci, Jil Sander, Katharine Hamnett).
Dolce & Gabbana fazem o desfile mais interessante da primeira etapa milanesa. Alfaiataria precisa, sensualidade de sicilianas mafiosas, crucifixos sobre peito vestem perfeitos tailleurs "look alike" de Balenciaga em 62.
Os decotes vêm arredondados nos casacos cinturados e curtos, que valorizam as ancas.
Desfilando para a dupla milanesa, Isabella Rossellini ganha make-up e cabelos (criados pelo top hairdresser Oribe) como a Romy Schneider dos filmes de Visconti.
O retrô com releitura italiana traz a volta de coisas esquecidas: escarpins, botões, cintos com fivelas forrados em tecido (igual à roupa!). O "plissé soleil" também. Versace faz as interpretações definitivas.
Voltam as mangas 3/4 (favoritas de Jacqueline Onassis), punhos e golas em falso vison, ou o total look astrakã fake em tailleurs, vestidos e redingotes. Os melhores são os das marcas Emporio Armani e Dolce & Gabbana.
Não vai dar para evitar: em todas as coleções o vestidinho reto, sem mangas e decote redondo. É o que vai substituir o vestido-combinação de ontem e hoje. Versace faz a versão mais geométrica, curtinha, associada a casaquinho de gola fechada no pescoço, usado com botas altas entonadas na cor (estilão Mary Quant).
Na Via Della Spiga e adjacências, principalmente durante as coleções do prêt-à-porter, podem-se detectar os looks mais atuais, quando vemos os personagens fashion que entre um desfile e outro entregam-se a um delírio shopping.
Deixando de lado os nativos, claro, típicos em seus bronzeados artificiais e muitos celulares; para as mulheres, muito ouro, cabelos tingidos de ruivo ou loiro e maquiagem terracota com lápis de olho preto. Visual top model: o mais discreto possível (quase tudo preto). Muito couro para Karen Mulder e Naomi Campbell).
²Discretos tailleurs vestem Amber Valletta e Kristen McMenamy. Com muitos paparazzi e tietes correndo atrás. É mesmo!!

Acessório da supermodel alemã Claudia Schiffer: o mago David Copperfield, seu namorado. E ela parou a rua para lançar seu livro de fotos.
Visual de ponta: estilo tecno-retrô da Prada, parte de cima curtinha e sem mangas com microssaia em náilon, o mesmo das bolsas, com zíper de plástico.

Apesar do frio, é para usar sem meias ou com meia soquete, mais escarpins abertos estilo Chanel —pontudo e salto fino 12cm.
Continua o hype pela Prada. Nove entre dez bolsas nos lugares certos são da etiqueta. Para os mais esforçados, a Folha revela o endereço da loja de fábrica! Detalhe: por um terço do preço normal.

O endereço é - Pelletieri D'Italia (razão social): Levanella, SS 69 - 52025 - Montevarchi-Arezzo, Itália. Tel.: 00 3955 91-99595. Fax 00 3955 97-89767
Outra variante é a sandália de tiras em pele de réptil. Como agasalho, casaco "bola" em pelúcia branca curtinho (como o de Camilla Nickerson, produtora da "Vogue" América.
Insiders do Planeta Fashion das primeiras filas continuam usando preto total. Realces: camisetas brancas, echarpes metalizadas, com toques de náilon preto. Anomalia respeitada: look total xadrez, Chanel, branco e preto, de Anna Wintour, toda-poderosa da "Vogue" America.
O "winter white" (branco de inverno) já detectado em Londres é a novidade fashion. Os modernos já usam tudo agoraa em pleno fim de inverno europeu (total look, sapatos em verniz, jaquetas etc.). As passarelas italianas reforçam a tendência para o inverno 96.

Texto Anterior: Os homens preferem a morena
Próximo Texto: Tendências criam armadilha nos desfiles de Caio da Rocha e Boat
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.