São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputado diz que representações não cumprem legislação trabalhista

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O deputado Chico Vigilante (PT-DF) denunciou ontem que a maioria das embaixadas estrangeiras no Brasil não cumpre a legislação trabalhista e obriga seus funcionários brasileiros a trabalharem sem registro, direitos sociais e acumulando funções.
Vigilante recebeu a denúncia de funcionários de embaixadas em Brasília, que pediram anonimato. Segundo ele, 95% das embaixadas estão desrespeitando a legislação.
Na embaixada da Síria, funcionários assinariam contratos em árabe, sem que o documento seja traduzido para o português, o que se repetiria em outras embaixadas.
Na embaixada da Colômbia, porteiros seriam obrigados a lavar louça após recepções. Vigilante disse que na semana passada funcionários brasileiros da embaixada do Japão fizeram uma paralisação de uma hora por melhores salários.
O conselheiro da embaixada da Colômbia, Sérgio Escobar, negou o acúmulo de funções dos porteiros e disse que a situação dos três porteiros pertencentes a folha de pagamento é regular. Outro grupo de quatro funcionários brasileiros tem contrato com o governo colombiano. Na embaixada do Japão, as denúncias foram consideradas "assunto interno".
Na embaixada da Síria, a Folha foi informada de que o embaixador estava em São Paulo e qualquer informação só poderia ser dada hoje.

Texto Anterior: Itamar almoça com FHC na sexta e decide se aceita ser embaixador
Próximo Texto: PMDB espera traição na disputa com PSDB
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.