São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foguete russo leva ao espaço pela primeira vez astronauta dos EUA

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O primeiro astronauta americano a viajar em um foguete russo, Norman Thagard, subiu ontem da base de Baikonur (Cazaquistão) a bordo de um foguete Soyuz. Com ele, subiram os russos Vladimir Dejurov e Gennady Strekalov.
Thagard, 51, deve passar 90 dias em órbita a bordo da estação espacial Mir. O período corresponde à maior missão espacial já realizada por um astronauta dos EUA.
Uma de suas maiores tarefas será estudar os efeitos de um longo período sob o efeito de ausência de peso no espaço, conhecido como microgravidade.
Esse é o primeiro passo para a construção da estação orbital internacional permanentemente tripulada, em projeto denominado Alpha.
A conclusão estação está prevista para junho de 2002. O projeto, que envolve Rússia, EUA, Canadá, Japão e Europa, pretende criar em órbita um centro científico permanente.
"Atravessamos um grande caminho em poucos anos, disse Will Trafton", um dos funcionários da Nasa encarregados do programa da estação espacial.
"Ver um astronauta dos EUA pela primeira vez com um comandante russo...acho maravilhoso", afirmou Trafton. "Isso é a história sendo feita."
Segundo a agência "Itar-Tass", foi expelido fogo da plataforma de lançamento, depois o vento espalhou as chamas a 40 metros por segundo. O incêndio foi logo apagado, sem causar danos maiores.
O chefe das forças espaciais militares da Rússia, Vladimir Ivanov, comparou a missão ao encontro entre as naves Apollo, dos EUA, e Soyuz, da URSS, há vinte anos.
O astronauta Thagard se despediu da mulher e dos três filhos antes de deixar a sala esterilizada para vestir a roupa espacial azul dos cosmonautas russos.
Em junho, o ônibus espacial Atlantis deve se ligar com a missão na Mir. Deve ser a 100ª missão do ônibus espacial americano.
Dentro da nave, devem estar cinco astronautas dos EUA e dois cosmonautas da Rússia.

Texto Anterior: Governo deve assinar contratos após depoimentos ao Congresso
Próximo Texto: Comissão admite emendas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.