São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filho da ministra é gênio de chapéu em cone

BARBARA GANCIA
COLUNISTA DA FOLHA

Folgo em saber que a ministra Dorothea Werneck finalmente encontrou motivo palpável para justificar seu largo sorriso. Seu filhote, Renato Werneck, tirou o 1º lugar em três importantes vestibulares, o de ciências exatas da PUC do Rio, o de física da Universidade de Brasília e o de computação da Unicamp.
Qualquer mãe tem razão para se orgulhar de rebento que excele nos estudos. Acontece que, no momento em que Renato abriu a boca para dizer na mídia o que pensa, suas declarações asininas acabaram por macular as conquistas acadêmicas e o sorriso da mãe ministra.
O rapaz demonstrou ser prova viva de que o ministro da Educação está coberto de razão ao dizer que o vestibular deve ser radicalmente mudado.
Algo está muito errado com um sistema educacional que promove a status de gênio um garoto com um nível de cultura geral tão baixo quanto o exibido por Renato Werneck.
Veja: o filho da ministra, na flor de seus 18 aninhos, se posiciona politicamente como "governista", reclama que o preço do carro importado Tipo está baixo demais e justifica não ter participado do movimento dos caras-pintadas por não gostar de aglomerações. Diz ainda, candidamente, não ser chegado em leitura. Prefere filmes de ação, como "Duro de Matar". A última peça de teatro a que assistiu foi a pega-trouxa "Cats", na Broadway, cuja única lembrança é ter pago US$ 60 para ver o musical e outra peça. "Não lembro mais como se chamava. Só sei que o título era um nome de mulher, que começa com a letra G".
Não é lindo? Tem mais: para Renato, a Globo é "muito perseguida", Picasso é só "rabisco" e "não há diferença entre o desenho de uma criança e um quadro de Miró".
Note que o rapaz é filho de professor universitário, com poder aquisitivo que lhe permite jogar na mão do pimpolho um Vectra, automóvel que vale cerca de US$ 30 mil.
Se o 1º colocado em vestibulares tão bem cotados exibe esse nível de ignorância, imagine o que passa pela cabeça do 45º colocado da FMU. Só nos resta chorar.

Texto Anterior: Lei prevê criação de ombudsman em SP
Próximo Texto: PT chic; Fidel chic; Outro lado da moeda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.