São Paulo, sexta-feira, 17 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mellão salta para a alta cozinha e se dá bem

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Pode-se dizer muita coisa sobre a recente abertura do restaurante Mellão. Menos que tenha sido afoita. As obras duraram cinco meses. Mas a gestação da casa, um reduto onde se encontram tradição e inovação da cozinha italiana, tem 17 anos. Este foi o tempo de formação de seu proprietário, Hamilton Mello Jr., o Mellão.
Aos 17 anos, Mellão, hoje com 35, era clarinetista das orquestras jovens do município e do Estado de São Paulo. Um acidente feriu-lhe um dedo e encerrou sua carreira musical. Mas uma viagem à Itália, em 1977, e a passagem por várias cozinhas (ou melhor: pias) de restaurantes, despertou nele o interesse pela gastronomia.
Mais sete anos o seu espírito inovador estendeu-se para o outro lado da rua, onde ele abriu a pizzaria I Vitelloni, cujas receitas de cobertura sabem ousar com sabedoria.
Agora nasceu o Mellão — Cucina d'Auttore: o pulo para a alta cozinha, numa sala pequena mas elegante ao lado da pizzaria, muito bem equipada, incluindo uma adega farta e climatizada.
A seu lado Mellão tem um grande profissional —o chef italiano Luigi Tartari, 62 anos, com larga experiência no Brasil (foi chef nos áureos tempos do Enotria carioca).
Ambos trabalham ingredientes escolhidos a dedo, muitos deles vindos de pequenos produtores chamados "orgânicos" (naturais).
A inquietação de Mellão e a erudição de Tartari compõem cardápios luminosos, que mesclam técnicas refinadas, receitas clássicas e propostas modernas. São apenas dois menus fixos por dia, com entrada, massa, prato de carne ou peixe e sobremesa, de acordo com os produtos disponíveis.
Aromáticos funghi porcini grelhados, tartar de peixes com camarão e salsão, carpaccio quente (aquecido no brodo) são entradas possíveis. As massas podem ser a mezza luna com recheio de feijão branco e tomilho, o ravioli aberto de peixe com molho de gengibre, ou os fazzoleti (lâminas de massa) com graúdos escargots.
Escalope de vitela com delicado molho de vinho do Porto; filé de coelho ao açafrão; lula com aniz estrelado; sorvete de jasmim ou camomila —são outras ofertas do Mellão, cujo cardápio pode ser indagado por telefone. Aproveite para fazer reserva, pois muita gente está descobrindo que o Mellão é a grande novidade da cidade.

Texto Anterior: CineSesc mostra os melhores de 1994
Próximo Texto: CURSO; PALMITO; ALMOÇO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.