São Paulo, domingo, 19 de março de 1995
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Slogan da campanha traz vírgula a menos

DA REDAÇÃO

A ausência de vírgula separa a campanha do governo sobre educação da norma culta da língua.
O lema "Acorda Brasil. Está na hora da escola!" é, assim, emblemático em seu erro. Está na hora mesmo. E essa escola deve ter muito a ensinar sobre regras de pontuação.
É evidente, no slogan, que "Brasil" funciona como um chamamento, uma convocação.
É o que a gramática chama vocativo, que deve vir sempre isolado na frase por vírgula ou vírgulas. Haveria, para o caso, duas hipóteses. "Acorda" seria um verbo intransitivo, daqueles que não pedem complemento.
Assim, o lema publicitário estaria a dizer: "(O) Brasil Acorda. Está na Hora da Escola!".
Se livra a cara da gramática, não livra o governo da presunção de que o país despertou.
Outra hipótese que dispensa a vírgula aponta o "acorda" como verbo transitivo direto. Algo ou alguém (FHC?) acorda o país.
Melhor reconhecer o erro que torcer o verbo. Falta a vírgula, e ponto.

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