São Paulo, domingo, 19 de março de 1995 |
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Slogan da campanha traz vírgula a menos
DA REDAÇÃO A ausência de vírgula separa a campanha do governo sobre educação da norma culta da língua.O lema "Acorda Brasil. Está na hora da escola!" é, assim, emblemático em seu erro. Está na hora mesmo. E essa escola deve ter muito a ensinar sobre regras de pontuação. É evidente, no slogan, que "Brasil" funciona como um chamamento, uma convocação. É o que a gramática chama vocativo, que deve vir sempre isolado na frase por vírgula ou vírgulas. Haveria, para o caso, duas hipóteses. "Acorda" seria um verbo intransitivo, daqueles que não pedem complemento. Assim, o lema publicitário estaria a dizer: "(O) Brasil Acorda. Está na Hora da Escola!". Se livra a cara da gramática, não livra o governo da presunção de que o país despertou. Outra hipótese que dispensa a vírgula aponta o "acorda" como verbo transitivo direto. Algo ou alguém (FHC?) acorda o país. Melhor reconhecer o erro que torcer o verbo. Falta a vírgula, e ponto. Texto Anterior: Privilégio escondido Próximo Texto: FHC foi vaiado por manifestantes no Rio Índice |
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