São Paulo, domingo, 19 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na França, caderneta dá 4,5% ao ano

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

A grande diferença entre as aplicações financeiras na França e no Brasil é a ausência de indexação na França.
A inflação francesa em 1994 ficou em 1,6%. A aplicação francesa mais popular, a caderneta de poupança, rende 4,5% anuais.
Outro investimento comum, o Codevi (Conta para o Desenvolvimento Industrial), também rende 4,5%, livres de impostos até um teto de US$ 6.000. O dinheiro depositado é usado para empréstimos a juros baixos à indústria.
Há outros tipos de poupança especiais. O plano de poupança para comprar uma casa tem rendimento de 5,25%.
Nesse plano, se o poupador não fizer retiradas durante quatro anos, tem direito a um empréstimo que pode chegar até US$ 120 mil, a amortizar em até 15 anos.
Entre as aplicações de renda variável, figuram as OATs (Obrigações Assimiláveis do Tesouro), que financiam a dívida pública. O rendimento varia hoje entre 7,5% e 8,5% ao ano, de acordo com o dia.
Os juros nos empréstimos pessoais variam entre 9% e 14%. Alguns empréstimos especiais (hipotecário ou para a compra de uma casa, por exemplo) têm juros mais baixos, em torno de 9% ao ano.

Texto Anterior: Poupança rende 12 vezes a de americano
Próximo Texto: Impostos pressionam o custo financeiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.