São Paulo, terça-feira, 21 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Velloso defende ajuda oficial a campanhas

Presidente do TSE quer isenções a partidos

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Velloso, disse ontem ser favorável à participação do poder público no financiamento das campanhas eleitorais.
A idéia poderá constar do anteprojeto de lei eleitoral a ser encaminhado pelo TSE, até junho, ao Congresso Nacional. Para vigorar nas eleições do próximo ano, a matéria terá que ser votada até outubro.
Segundo Velloso, o poder público participaria do financiamento das campanhas concedendo incentivos, isenções ou ressarcimentos para os doadores aos partidos políticos.
Velloso disse ser contra o financiamento das campanhas de forma direta, ou seja, destinando dinheiro aos partidos. Na opinião do presidente do TSE, a população "não aprovaria" a fórmula.
Na sexta-feira, será instalada no TSE a comissão composta por ministros do tribunal e especialistas, que elaborará um anteprojeto de lei eleitoral.
Haverá comissões temáticas sobre informática, código eleitoral, reforma partidária, sistema eleitoral e financiamento de campanha.
Velloso, que ontem conheceu os programas de informatização de voto do TRE-RS, disse que a divulgação de pesquisas eleitorais pouco antes de eleições também será tema de discussão entre ministros e especialistas.

Texto Anterior: Grupo segue Fleury e ameaça debandada
Próximo Texto: Sindicalistas querem greve contra redutor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.