São Paulo, quarta-feira, 22 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Feira mostra um telefone para surdos

DA REPORTAGEM LOCAL

A 5ª Feira Internacional de Telecomunicações e Teleinformática, aberta ontem no pavilhão do Expo Center Norte, em São Paulo, traz entre as novidades apresentadas por 200 expositores, um aparelho telefônico para surdos.
O aparelho foi apresentado pela norte-americana AT&T. O aparelho tem um teclado através do qual o usuário pode digitar sua mensagem, que aparece em um visor luminoso.
O telefone só funciona para ligações destinadas a aparelhos semelhantes.
Outra novidade é o minúsculo aparelho de radiochamada, ou paging (versão eletrônica dos antigos bips), com formato de caneta, apresentado pela também norte-americana Motorola.
O aparelho tem um pequeno visor de cristal, no qual aparecem os recados telefônicos.
Outra novidade apresentada também pela Motorola é o aparelho misto de telefone e paging. Ele apresenta um teclado e um visor de cristal líquido.
Através dele, o usuário pode digitar sua mensagem para qualquer outro paging, sem ter que acionar a operadora.

Telefonia celular
A Alcatel francesa apresentou o sistema de telefonia celular fixa, apontado como uma alternativa mais barata (funciona pelo sistema de células, que não exige a instalação da rede de cabos) para atendimento às áreas que não dispõem de telefonia comum.
A Zetax, indústria nacional instalada em Campinas, montou em seu estande uma grande maquete com soluções para sistemas de telefonia em condomínio.
A 5ª Telexpo funcionará até sexta-feira e é esperada a presença de 32 mil pessoas. No ano passado, foram 25 mil.
A montagem da Telexpo envolveu investimentos de US$ 12 milhões.

Texto Anterior: Tesouro deixa de cobrir dívida de estatal
Próximo Texto: Reajuste poderá considerar inflação futura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.