São Paulo, segunda-feira, 27 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍTICA

O que é fidelidade partidária?
Pelo sistema de fidelidade partidária, os parlamentares são obrigados a seguir a orientação do partido em temas considerados fundamentais. Em relação a esses temas, a legenda pode "fechar questão". Os parlamentares que descumprirem a orientação podem ser punidos até com a perda do mandato.
O que é voto distrital?
O sistema de voto distrital é aquele pelo qual os deputados são eleitos em áreas eleitorais previamente definidas. Ganha o candidato que for mais votado. Por isso, o modelo é chamado de majoritário, em contraposição ao proporcional.
O que é sistema proporcional?
Pelo sistema, o partido conquista o número de vagas correspondente à porcentagem de votos que obteve em relação aos outros partidos. São eleitos os candidatos que tenham obtido as maiores votações dentro de cada legenda.
Qual o sistema vigente no Brasil?
O voto é proporcional para a eleição de deputados federais e estaduais e vereadores. Para escolha do presidente, governadores e prefeitos é usado o sistema majoritário.
Como funciona o sistema distrital misto?
O sistema distrital misto aproveita características do modelos proporcional e distrital puro. Por ele, uma parte dos deputados é eleita em distritos (ganha quem receber o maior número de votos). A outra parte é escolhida com base no desempenho dos partidos, que apresentam listas com os nomes dos candidatos (neste caso, o voto é proporcional).
O voto é obrigatório para todos os eleitores?
De acordo com a Constituição, o voto é obrigatório para os eleitores maiores de 18 e menores de 70 anos. É facultativo para os analfabetos, para os maiores de 16 e menores de 18 anos e para os maiores de 70 anos.
Todos os Estados têm representação na Câmara dos Deputados proporcional à sua população?
Não. A Constituição diz que a representação será proporcional à população, mas estabelece o mínimo de oito e o máximo de 70 deputados por Estado. Os limites provocam distorções e acabam prejudicando os Estados mais populosos.

Texto Anterior: Governo deixa para o Congresso iniciativa de propor reforma política
Próximo Texto: TSE instala comissão para estudar mudanças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.