São Paulo, segunda-feira, 3 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça e Congresso obtêm mesma avaliação

DA REPORTAGEM LOCAL

O Congresso Nacional e o Poder Judiciário têm avaliação semelhante por parte da população. É o que aponta pesquisa Datafolha.
A maioria relativa dos entrevistados considera a atuação dos dois poderes regular.
O adjetivo é usado por 36% para definir o desempenho do Congresso e por 35% para classificar a atuação do Poder Judiciário.
Na opinião de 31% dos entrevistados, o desempenho do Congresso é ótimo e bom. A mesma avaliação é feita por 32% em relação ao Judiciário.
A diferença é que a avaliação positiva do Judiciário está em alta e, a do Congresso, em baixa.
Em maio de 94, apenas 20% dos entrevistados consideravam ótima ou boa a atuação do Judiciário. No fim de janeiro, antes da posse dos atuais parlamentares, 34% tinham uma expectativa positiva em relação ao Congresso. O índice era de 42% em dezembro.
A avaliação negativa dos dois poderes também encontra índices semelhantes. Dos entrevistados, 23% classificam de ruim ou péssimo o desempenho dos deputados e senadores. Em relação ao Judiciário, o percentual é de 25%.
Na pesquisa feita em 26 e 27 de janeiro, apenas 15% dos entrevistados acreditavam que o desempenho do Congresso seria ruim ou péssimo. Em meados de dezembro, o índice era menor: 12%.
A melhor avaliação do Congresso é de entrevistados que têm até o primeiro grau de escolaridade (34% de ótimo/bom) e renda mensal familiar de até cinco salários mínimos (33% de ótimo/bom).
A situação é semelhante em relação ao Judiciário: 35% dos entrevistados que têm até o primeiro grau de escolaridade e renda familiar mensal de até cinco salários mínimos consideram a atuação do Poder ótima ou boa.
Os simpatizantes do PT têm a pior avaliação dos dois Poderes, e os simpatizantes do PFL a melhor. Entre os petistas, 35% consideram ruim ou péssima a atuação do Judiciário, e 30% usam os mesmos adjetivos para classificar o desempenho do Congresso.
Entre os que se identificam com o PFL, 45% classificam a atuação do Congresso como ótima ou boa e 44% têm a mesma avaliação para o Judiciário.

Texto Anterior: Congresso tenta votar nesta semana mais 7 MPs
Próximo Texto: Sarney cria megaestrutura de comunicação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.