São Paulo, segunda-feira, 3 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministério adia lançamento de satélite para 96

DA FOLHA VALE

O lançamento do segundo satélite brasileiro, previsto para ocorrer este ano, foi adiado para 20 de julho de 96, segundo o ministro da Aeronáutica, Mauro Gandra.
O satélite deverá ser lançado pelo VLS (Veículo Lançador de Satélite) do CTA (Centro Técnico Aeroespacial), que deverá estar pronto na data anunciada ontem.
O uso do VLS para o lançamento depende de aprovação da Agência Espacial Brasileira, criada no ano passado para coordenar as atividades espaciais do país.
A agência vai reunir os conselheiros no final de abril para discutir o assunto.
O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de São José dos Campos, responsável pela construção do satélite, previa lançar o segundo da série de cinco satélites ainda este ano.
Para o Inpe, o lançamento do segundo satélite vai permitir a continuação da MECB (Missão Espacial Completa Brasileira). O satélite que está em órbita há mais de dois anos tem vida útil prevista para mais quatro meses.
Em 94, o governo chegou a trabalhar com a possibilidade de contratar um foguete estrangeiro para fazer o lançamento, já que o VLS não ficaria pronto a tempo.

Texto Anterior: Bomba atinge colégio na 7ª explosão em MG
Próximo Texto: PFL quer trocar de nome e de 'bandeira'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.