São Paulo, segunda-feira, 3 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC diz que representa "o caminho"

CARLOS EDUARDO ALVES
ENVIADO ESPECIAL A MANAUS

O presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou ontem em Manaus (AM) que representa o caminho para o país.
"As pessoas votaram com esperança para o Brasil num caminho, e eu, no momento, simbolizo e vou continuar simbolizando esse caminho."
Trata-se de um recado de FHC a adversários e aliados da reforma constitucional. Ao primeiro grupo, o presidente tem repetido que foi eleito para fazer mudanças. Ao segundo, o objetivo é sinalizar que apesar do recuo no caso da Previdência o governo continua com a disposição de lutar por reformas.
A afirmação de FHC ocorreu durante o lançamento de um projeto de turismo ecológico em conjunto com o governo amazonense. No discurso de improviso que fez para os governadores da região, FHC declarou que abriu um "nicho" em seu coração para não esquecer a população carente que conheceu na visita.
Defendeu a tese do "desenvolvimento sustentável" e apostou no turismo como gerador de empregos para a região amazônica. No sábado, FHC atacou os que pregam a favor da internacionalização da Amazônia.
"Isso é inaceitável", disse FHC. O presidente reconheceu que há problemas para a demarcação das terras indígenas.
Citou vários Estados da região em que a situação é difícil -"no Pará, meu Deus"-, mas disse aos índios presentes que seus direitos serão garantidos.
Um dos objetivos da viagem de FHC à Amazônia foi preparar o terreno para que, nas suas próximas viagens ao Exterior, o presidente não enfrente a costumeira crítica de ambientalistas descontentes com a atuação do governo brasileiro na área.
FHC foi pródigo em promessas aos governadores da região: do aumento de produção na refinaria da Petrobrás em Manaus à abertura de "uma via" para o Pacífico para Rondônia e Acre.
Durante os dias que passou em Manaus, FHC evitou visitar locais com grande concentração de pessoas, para impedir incidentes com eventuais manifestantes.

Texto Anterior: Só um protesta em Novo Airão
Próximo Texto: Leia trechos da fala do presidente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.