São Paulo, segunda-feira, 3 de abril de 1995
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Franquia de turismo em expansão

MARCELO CHERTO E MARCUS RIZZO

Nossos amigos da Uniglobe, empresa que coordena a maior rede de franquias de agência de viagens do mundo, nos chamaram de Vancouver, Canadá, para contar que acabam de vender uma master-franquia para a Holanda ao mesmo grupo que já detinha as master-franquias para a Bélgica e Luxemburgo.
Além disso, informaram que já têm franquias operando na Colômbia, Venezuela, Canadá e EUA, além de masters na Grã-Bretanha, Irlanda, Alemanha, Áustria e Japão.
A Uniglobe mantém, há algum tempo, um "namoro" com a Flytour, franqueadora sediada em São Paulo, pela qual os diretores da empresa canadense têm profundo respeito. Qualquer dia desses, vai sair negócio entre as duas.

A Amil, que já é franqueadora de unidades especializadas na comercialização de planos de saúde, está lançando um sistema de assessoria aos demais franqueadores brasileiros na montagem de programas de seguro saúde para os respectivos franqueados.
Para estar afiada na hora de conversar com seus clientes em potencial, tratou de matricular cinco executivos de alto nível nos cursos da Franchising University.

Muita gente nos pergunta por que motivo não montamos condomínios de franqueados, aqueles esquemas pelos quais cinco, 15, 20 ou mais pessoas, que muitas vezes nem se conhecem, juntam seus recursos financeiros para adquirir e implantar uma franquia.
A resposta é muito simples: sabemos que poderíamos ganhar um monte de dinheiro fazendo isso, mas não acreditamos no sucesso, a médio e longo prazo, desse tipo de empreendimento.

O Boticário está modificando inteiramente o padrão arquitetônico de suas lojas.
A rede deverá ir se adaptando aos poucos, começando pelas lojas que já estão mesmo precisando de uma reforma.
Porém, dentro de algum tempo, todas as unidades deverão estar de cara nova.
O projeto, desenvolvido por Alberto Celli, aluno dos autores desta coluna na Franchising University, é mais bonito, mais refinado e tem mais personalidade que o atual.
Além de ser de manutenção mais fácil. Ou seja: une a fome com a vontade de comer.

Parece que foi ontem que tudo começou na mesa da sala de jantar da casa de Marcus Rizzo, mas a Cherto & Rizzo Franchising acaba de ingressar no seu 9º ano de existência formal.
Desde que foi criada, conquistou como clientes muitos dos principais franqueadores deste país e formou uma equipe nota 10.
A todos os que, de alguma forma (até mesmo lutando contra), nos ajudaram a chegar até aqui sem perder a garra e a vontade de aprender cada vez mais e de ser cada vez melhores, os agradecimentos destes humildes colunistas.

MARCELO CHERTO é diretor da Cherto & Rizzo Franchising.
MARCUS RIZZO é presidente do Instituto Franchising.

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