São Paulo, segunda-feira, 3 de abril de 1995 |
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Levantamento aponta 1.633 lançamentos de produtos
NELSON BLECHER
É a segunda melhor marca da década, superada somente pela do ano anterior, quando foram lançadas 1.855 novidades, aponta levantamento da consultoria Indicator. O estudo também revela ter havido em 1994 queda de 25% no ingresso de produtos importados, em relação ao ano anterior. Foram lançados 186 produtos. A queda foi proporcionalmente mais expressiva nas prateleiras de toalete (-31%) e alimentos (-28%). Nesta década, 725 novidades passaram a forrar as prateleiras de marcas estrangeiras. É interessante notar que ampliou-se a diversidade em categorias que constelam tendências de comportamento. Exemplo disso foi o aumento, de 30 para 44, dos lançamentos de pratos prontos e congelados no espaço de um ano. Os efeitos do Plano Real parecem ter estimulado a indústria a promover maior número de lançamentos de "supérfluos". Surgiram 32 novidades na área de iogurtes -contra 27 em 1993-, 26 na de queijos e 24 na de sorvetes. O marketing de bebidas esteve igualmente ativo, com 32 lançamentos de refrigerantes (apenas 18 no ano anterior) e 23 de cerveja (16 em 1993). Mas ficou abaixo de 1993 o desempenho de novidades nos setores de molhos e salgadinhos, macarrão e conservas de tomate. O levantamento da Indicator atribui 33% do total de lançamentos em 1994 a apenas 21 empresas. A Avon, que já liderava o ranking em 1993, aumentou de 75 para 98 o número de novos produtos. Impressiona o desempenho da Nestlé, que praticamente duplicou para 88. A Parmalat, que havia feito apenas oito lançamentos no ano anterior, fechou 1994 com 22. Texto Anterior: Franquia de turismo em expansão Próximo Texto: Queda atinge 10% em 94 Índice |
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