São Paulo, segunda-feira, 3 de abril de 1995
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Queda atinge 10% em 94

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

A queda de 10% no número de lançamentos de produtos em 1994, em relação ao ano anterior, deve ser atribuída ao clima pré-eleitoral e à expectativa que cercou a implantação do plano econômico.
É essa a opinião de Eduardo Schubert, diretor da consultoria Indicator, que vem realizando pesquisas de mercado desde meados da década passada.
"Por causa do clima de indefinição, a indústria preferiu aguardar os acontecimentos", afirma Schubert.
Somente no primeiro trimestre houve desempenho positivo, um salto de 16% no número de lançamentos em comparação ao mesmo período do ano anterior. Como os lançamentos continuaram em queda a partir de julho, Schubert suspeita que, sem capacidade ociosa, as empresas evitaram novos produtos.
Marcas importadas passaram a representar 11% dos lançamentos contra 13% no ano anterior. Mas empresas baseadas no país aumentaram orçamentos de marketing. O da Avon cresceu de US$ 12 milhões para US$ 15 milhões em um ano.
(NB)

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