São Paulo, sexta-feira, 7 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cavalos são a real paixão de "Mazeppa"

CELSO FIORAVANTE
DA REDAÇÃO

Filme: Mazeppa - A Lenda de uma Paixão
Produção: França, 1993
Diretor: Bartabas
Elenco: Miguel Bosé, Bartabas, Brigitte Marty, Eva Schakmundes
Estréia: hoje, no cine Belas Artes

O grande mérito de "Mazeppa - A Lenda de uma Paixão" é que nem tudo é ficção neste filme do cavaleiro e coreógrafo equestre francês Bartabas como suas cenas absolutamente estilizadas podem levar a crer.
O diretor e ator principal, por exemplo, é na vida real o proprietário do circo de cavalos Teatro Zingaro. Théodore Géricault, o artista retratado no filme, viveu entre 1791 e 1824 e era igualmente um apaixonado por cavalos.
Bartabas nunca escondeu que sua intenção ao levar às telas a paixão de Géricault pelos cavalos e por uma amazona era mesmo perpetuar a sua paixão pessoal.
Para isso selecionou cerca de 400 animais de seu circo e do Haras Nacional da França e criou todas as coreografias, ao som de cantos étnicos árabes e russos.
Mas Bartabas sabe que sua arte se esvai e, melancólico, critica a evolução tecnológica (telégrafo), que tira dos cavalos a função de transportador de notícias, e novos tipos de entretenimento, que ofuscam o brilho de seus animais.

Texto Anterior: 'Sábado' observa contradições do Brasil
Próximo Texto: 'Nova Geração' repete fórmula Star Trek
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.