São Paulo, sexta-feira, 7 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ferry ainda incorpora crooner "cool"

EVA JOORY
DA REPORTAGEM LOCAL

Foi nos anos 70, quando o Roxy Music (banda liderada por Bryan Ferry) apareceu no cenário pop, que o cantor inglês começou a ver seu estilo associado ao universo chique e "cool".
Ao lado de David Bowie, Ferry ajudou a criar a "estilização pop" -ainda na década de 70- através de uma estética da elegância exacerbada, um visual produzido e uma preocupação em ser diferente.
Com o Roxy Music, Ferry mostrou seu lado kitch, de visual over: maquiagem pesada, topete com gomalina e roupas extravagantes. O look da banda, considerado futurista, foi inovador.
Ao contrário dos outros astros pop de sua geração, que investiram num visual desleixado, mais associado ao rock, Ferry sempre apostou na sofisticação.
Ao empreender sua carreira solo (ainda nos anos 70), Ferry mostrou sua preocupação com a elegância e a sobriedade. Tal como um "crooner" melancólico, vestiu a moda clássica inglesa (Londres tem ruas tradicionalmente masculinas, conhecidas internacionalmente, como Jermyn Street).
Com seu cabelos ainda levemente arrumados com gel, Ferry impôs um look mais sóbrio, monitorado pelo seu estilista favorito, o também inglês, Anthony Price. Nos shows e nas capas de disco, aparecia de smoking branco e gravata borboleta, usava blazers de tweed, camisas listradas e ternos.
Ferry foi também o primeiro a divulgar o look militar -naquela época, um uniforme igual ao do exército americano-, chamado de GI (como são chamados os soldados nos EUA) look. Foi copiado por centenas de fãs.
No seu show em SP, Ferry se mostrou preocupado com a modernidade; vestia calça de couro, jaqueta (ambas pretas) e camisa branca com punhos desabotoados. Hoje, seu look já não surpreende.

Texto Anterior: Bryan Ferry repassa carreira e conjura o antigo espírito do pop
Próximo Texto: Bomba! Cheque pré em casa de massagem!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.