São Paulo, sexta-feira, 7 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exposição na Alemanha traz história de cem anos de cinema

DA REDAÇÃO

A Stiftung Deutsche Kinemathek de Berlim comemora os 100 anos do cinema com a mostra "Kino - Movie - Cinéma", de 7 de abril a 2 de julho, no Martin Gropius Building, em Berlim.
A cinemateca possui um grande acervo de objetos, filmes e coleções ligados à história do cinema, que estarão abertos a visitação.
O objetivo da mostra é apresentar a história do cinema através de um "mundo de imagens", fugindo da simples cronologia.
O ponto de partida da exposição é a primeira apresentação pública da coleção de Marlene Dietrich, com fotos e roupas, entre outros objetos. Através da trajetória pessoal, artística e política da atriz se introduz a história do cinema na Alemanha e no mundo.
Em exposição estarão objetos pessoais e vestuários ligados a história do cinema. Entre eles esculturas e cerâmicas de Fritz Lang e roupas usadas por Lana Turner e Heinz Ruhmman. Giorgio Armani idealizou uma das salas.
As salas apresentam também o trabalho de Edison, Lumière, Skladanowsky. F.W. Murnau aparece com suas fotografias inéditas.
A sala de fantasia e ficção científica lembra grandes estrelas do cinema em face aos grandes monstros dos filmes de horror. Marylin Monroe em "The Seven Year Itch", de Billy Wilder e Marlene Dietrich vestida de gorila em "Blonde Venus".
As salas "Germany in the Year Zero" e "The Divided Sky" mostram como os filmes documentam a história política.
O último espaço é dedicado a diretores de destaque, como Fassbinder, Godard, Coppola, Melville, Tarkovsky e Orson Welles. Estão expostos desenhos, rascunhos e originais.

Texto Anterior: Bandeirantes contrata ex-atores globais
Próximo Texto: Galeria de NY acusa governo cubano de roubo de tela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.