São Paulo, segunda-feira, 10 de abril de 1995
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SP quer restringir circulação de carros

CLAUDIO AUGUSTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário estadual do Meio Ambiente, Fábio Feldmann, quer restringir a circulação de automóveis na cidade de São Paulo no próximo inverno para reduzir a poluição. Mas o prefeito Paulo Maluf resiste à idéia.
Feldmann pretende testar este ano a mesma fórmula aplicada na Cidade do México.
Carros com placas de final par circulariam apenas às segundas, quartas e sextas-feiras. Os automóveis com placas de final ímpar só poderiam circular às terças, quintas e sábados. A regra não vale para os domingos.
Os índices de poluição atmosférica na Grande São Paulo voltaram a subir.
Em 1994, a concentração média de poeira ficou próxima de 80 microgramas por metro cúbico. Em 1992, este índice era inferior a 60 microgramas. Os dados são da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
Para o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Werner Zulauf, a restrição de circulação de carros teria um impacto mais publicitário do que prático.
Ele disse que, por razões econômicas, não é possível sustentar por muito tempo a restrição à circulação de veículos.
Feldmann pensa o contrário. Para ele, a medida serviria para conscientizar a população sobre a dimensão do problema na cidade.
No último encontro que teve com Feldmann, Maluf disse ser contrário à restrição de circulação de veículos na cidade.
Para Maluf, o ideal é controlar o nível de emissão de poluentes. Os veículos deverão ser obrigados a passar por vistoria na qual será checada a regulagem do motor.
Carros que estiverem emitindo mais poluentes do que a legislação ambiental permite não receberão autorização para circular.
O vereador Roberto Tripoli (PV) acha que uma das alternativas para reduzir a circulação de veículos na cidade é diminuir a oferta de vagas em estacionamentos. "As pessoas devem ser estimuladas a se utilizar do transporte público", afirmou.

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