São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC vincula empréstimos à preservação do meio ambiente

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso proibiu os bancos oficiais de concederem empréstimos a empresas privadas que não respeitarem regras para preservação do meio ambiente.
A iniciativa atende a princípios estabelecidos pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) na "Declaração dos Bancos sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentado".
O documento foi assinado por 60 instituições mundiais de crédito, durante a Conferência Rio 92. No Brasil, apenas o Banespa (Banco do Estado de São Paulo) é signatário da declaração.
A decisão brasileira foi anunciada oficialmente ontem pelo ministro Gustavo Krause (Meio Ambiente), no Palácio do Planalto. FHC deu prazo de 45 dias para que as instituições de crédito oficiais estudem os critérios que vão incluir a variável ambiental para a concessão de empréstimos.
A idéia do governo com esse "protocolo verde" é emprestar dinheiro somente àquelas empresas que se comprometam com a preservação do meio ambiente.

Texto Anterior: Paralisações afetam vida de casal em greve
Próximo Texto: Universidade no Rio inaugura computador de alta velocidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.