São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo quer autarquia para gerir Previdência

DA SUCURSAL DO RIO

A Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Privada), entidade que congrega os principais fundos de pensão do país, donos de um patrimônio superior a US$ 40 bilhões, vai propor ao Congresso Nacional a criação de uma autarquia independente para gerir a Previdência Social.
Isso evitaria, segundo seu presidente, Mizael Matos Vaz, que o governo usasse o dinheiro da Previdência para cobrir déficits e pagar a servidores que não contribuíram para o sistema ou para a execução de obras, como a construção de Brasília ou da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional).
A proposta que a Abrapp está elaborando para apresentar ao Congresso prevê também a criação de um cadastro de contribuintes da Previdência, cujo cartão de participação passaria a ser documento obrigatório para o exercício dos direitos de cidadão, como é feito nos Estados Unidos com o "social security number" (número do seguro social).

Texto Anterior: Crescem pressões por retirada de emendas
Próximo Texto: Mínimo de R$ 100 deve ser aprovado hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.