São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem-terra desocupam fazenda invadida em SP

DA AGÊNCIA FOLHA EM PRESIDENTE PRUDENTE

Os sem-terra que invadiram há uma semana a fazenda Arco-Íris, em Mirante do Paranapanema (640 km a oeste de São Paulo), desocuparam ontem a propriedade rural.
A saída pacífica foi negociada anteontem entre o governo e a advogada dos sem-terra, Meire Orlandi. Ela disse que o secretário de Justiça, Belisário Santos Júnior, propôs a retirada em troca de uma ação contra o dono da fazenda.
Na ação, o governo reivindica a posse da terra, já que ela é considerada devoluta pela Justiça, ou seja, pertence ao Estado, mas a posse é de outra pessoa, no caso, do fazendeiro.
As cerca de 600 famílias que estavam na fazenda Arco-Íris começaram a desmontar os barracos por volta das 6h.
Elas ficaram provisoriamente em uma área de cinco alqueires da fazenda Haroldina, onde há um outro acampamento de invasores.
Mas como existe um acordo com o dono da Haroldina de que o acampamento na sua propriedade não pode ser aumentado, provavelmente, ainda hoje, as famílias serão transferidas para uma área do assentamento da fazenda São Bento.
Um helicóptero da polícia acompanhou a retirada dos sem- terra. O aparelho sobrevoou, às 12h50, várias vezes a área.
O acordo entre sem-terra e governo deveria ser confirmado ontem na Secretaria da Justiça, num encontro agendado às 17h entre o líder dos sem-terra, José Rainha, e o secretário Belisário dos Santos Júnior.

Texto Anterior: Serra reafirma privatização de teles
Próximo Texto: Dois morrem em troca de tiros com policiais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.