São Paulo, quarta-feira, 19 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CPRM quer trazer novas mineradoras

DA SUCURSAL DO RIO

O presidente da CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), Carlos Oití Berbert, disse à Folha que mineradoras dos Estados Unidos e Canadá estão prontas a investir US$ 1 bilhão no Brasil até o começo de 1996, desde que a legislação que impede a participação estrangeira em pesquisa mineral no país seja modificada.
A mudança do artigo 176 da Constituição, que proíbe a presença estrangeira na pesquisa mineral, é uma das emendas propostas pelo governo em seu projeto de reforma constitucional.
Segundo Berbert, as grandes mineradoras norte-americanas e canadenses "estão sendo praticamente enxotadas" dos seus países pelas exigências da legislação ambiental, que estariam inviabilizando novos projetos.
O presidente da CPRM acaba de chegar de Miami (EUA), onde participou do evento Investindo nas Américas-95, que reuniu 1.700 representantes de mineradoras de todo o mundo.
Os recursos necessários à execução do plano devem ser recolhidos previamente, tornando a exploração da mina economicamente inviável.

Texto Anterior: Deputado quer mudar emenda sobre petróleo
Próximo Texto: Vicentinho ataca Medeiros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.