São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Orçamento é peça de ficção

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Orçamento da União aprovado pelo Congresso e publicado no "Diário Oficial" é considerado uma peça de ficção para os ministérios no governo FHC.
Na prática, todos os órgãos dependem das medidas de fluxo de caixa executadas pelos ministérios do Planejamento e da Fazenda.
Com a preocupação do governo de não gastar mais do que arrecada, a "torneira" do Tesouro tem soltado recursos a conta-gotas. Os ministros esperavam que o dinheiro jorrasse.
Técnicos dos ministérios pretendem convencer o governo a substituir o sistema de cortes graduais e contingenciamentos (bloqueios) pela definição dos cortes no início do ano.
Isso acabaria com o clima de incerteza e dependência nos ministérios e daria aos seus titulares a oportunidade de administrar melhor os recursos de suas áreas.
Com as verbas saindo a conta-gotas, é regra geral que sejam desviadas para custeio, deixando os projetos no meio do caminho.

Texto Anterior: Sem dinheiro, ministros suspendem obras
Próximo Texto: Cortes afetam os militares
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.