São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salvador começou programa em janeiro

DA REPORTAGEM LOCAL

Salvador já iniciou a experiência de trocar seringas em janeiro. A cidade é uma das 15 participantes do projeto do Ministério da Saúde.
O responsável pelo programa na cidade é o Cetad (Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas).
"Se conversamos com um usuário e ele diz que compartilha seringa de outra pessoa ou dá a sua seringa para que outros usem, oferecemos a oportunidade de trocar sua seringa por uma nova", diz o coordenador do centro, Antonio Nery Filho
Ele diz que a troca também inclui os menores de 18 anos. "Se a pessoa que injeta drogas é um adolescente, isso preocupa muito mais. Não há impedimento para troca de seringas. Já atendemos meninos e meninas de 15 anos, geralmente meninos de rua."
Segundo Nery, a troca, ao contrário de estimular o consumo de drogas, acaba provocando a sua redução.
"Ainda não tenho números, mas percebo que os usuários diminuem a frequência do uso. Não houve aumento no uso por parte de nenhum paciente", diz.
Para ele, a troca de seringas faz com que os dependentes se aproximem e se sintam amparados. "Eles percebem que têm com quem conversar."
Ele explica que além do programa de troca, o centro oferecemos informações sobre as formas de contágio, atendimento psicoterápico e encaminha que está doente para a rede de saúde.
Segundo Nery, 66,9% dos usuários de drogas atendidos pelo Cetad desde agosto do ano passado tinham o vírus da Aids. "É um número muito alto, de fazer o governo pular do gabinete."

Texto Anterior: Brasil vai adotar troca de seringas em 15 cidades
Próximo Texto: EVITAR FILHOS É TAREFA DO CASAL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.