São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

García Márquez participa de mostra no Rio

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

Erramos: 25/04/95
Diferentemente do que o caderno Ilustrada publicou na edição de ontem, à pág. 5-4, o escritor Gabriel García Márquez participa amanhã de um debate na mostra "Cinema Latino-Americano: Os Próximos Cem Anos", e não hoje. García Márquez chega hoje ao Rio, e não ontem como foi publicado. A informação errada foi divulgada pela assessoria de imprensa da mostra.
García Márquez participa de mostra no Rio
O escritor colombiano e prêmio Nobel de literatura Gabriel García Márquez é a grande estrela da mostra "Cinema Latino-Americano: Os Próximos 100 Anos", que começa amanhã no Rio.
A mostra acontece no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB, no centro do Rio) até domingo. Serão exibidos 18 filmes -alguns de produção recente e inéditos no Brasil e outros, clássicos do cinema latino-americano.
Haverá também uma série de debates sobre os rumos do cinema da região no próximo século.
García Márquez, que chega hoje ao Rio, participa amanhã de um debate com o tema "A literatura latino-americana de hoje aponta para o cinema de amanhã".
Ao seu lado estarão o cineasta argentino Fernando Birri e o escritor brasileiro Antonio Callado.
"Há muito tempo não se reúne um grupo tão grande de pensadores latinos para discutir nossa cultura", diz Cosme Netto, 58, curador da mostra.
Além de García Márquez e de Fernando Birri, chegam ao Rio para participar dos debates os cineastas Miguel Littin (Chile), Edmundo Aray (Venezuela), Paul Leduc (México), Guillermo del Toro (México), Pastor Vega (Cuba), Gonzalo Justiniano (Chile), Eliseo Subiela (Argentina) e Sérgio Cabrera (Argentina).
Os filmes que farão parte da mostra foram escolhidos pelos cineastas convidados. A eles foi pedido que elaborassem duas listas -uma com clássicos e outra com filmes que mostrem perspectivas para o cinema latino.
A seleção dos cineastas trará ao Rio o que há de mais recente na produção cinematográfica latina.
O chileno Miguel Littin (diretor de "Actas de Marusia", de 1976), por exemplo, está trazendo ao Rio seu mais novo trabalho -"Los Naufragos", de 1994, a história de um exilado de volta ao seu país.
O mexicano Arturo Ripstein, que trabalhou como assistente de Buñuel em "O Anjo Exterminador", irá mostrar "La Reina de la Noche", de 1993.
Novos cineastas terão vez. O colombiano Sergio Cabrera exibirá "El Estrategia del Caracol" (1993), premiado como melhor filme do Festival de Gramado.
Entre os clássicos, estão os brasileiros "Ganga Bruta"(de Humberto Mauro, 1933), "Vidas Secas" (de Nelson Pereira dos Santos, 1963) e "Terra em Transe" (de Glauber Rocha, 1967).
Há também raridades como "Vamonos com Pancho Villa", feito por Fernando Fuentes em 1935 e "Memorias del Subdesarrollo", do cubano Tomas Gutierrez Alea (1968).
A mostra "Cinema Latino-Americano: os Próximos 100 Anos" vai até domingo no Centro Cultural Banco do Brasil (rua 1 de Março, 66, tel.021/216-0237, centro do Rio). Os ingressos para as sessões de cinema custam R$ 1,00.
Os debates serão no Teatro 2 do CCBB às 18h30. A entrada é gratuita e a senhas serão distribuídas no dia do debate, a partir das 10h.
Como o teatro tem capacidade para apenas 150 pessoas, o debate com García Márquez será também transmitido em um telão.

Texto Anterior: Madalena Bernardes é destaque brasileiro
Próximo Texto: Mostra exclui Brasil do futuro do cinema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.