São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suspeito tinha matéria-prima

DANIELA ROCHA
DA ENVIADA ESPECIAL

Um caminhão lotado de fertilizante embebido em gasolina foi a "bomba" que explodiu o prédio de Oklahoma, na opinião do agente aposentado do FBI, James McQuillan.
"As pessoas pensam em míssil ou dinamite quando vêem o estrago que foi feito em Oklahoma City. Mas a bomba foi feita de um caminhão cheio de fertilizante socado e embebido em gasolina", disse.
Vizinhos de James Douglas Nichols, em Decker, ouviram há de seis meses explosões, feitas, segundo McQuillan, para teste.
"Nichols tinha acesso fácil a grandes quantidades de fertilizante por ser proprietário de uma fazenda e já se sabe que ele tinha conhecimento de técnicas de demolição", afirmou.
Os suspeitos do atentado, Timothy McVeigh, Terry Nichols e James Nichols estariam "envolvidos até o pescoço" com a Milícia de Michigan.
"Todos eles são contra o controle de uso de armas. Eles fazem parte de uma ala mais radical da milícia, que é contra o pagamento de impostos sobre a propriedade".
McQuillan mora em Flint, cidade industrial a 284 milhas de Detroit. Os milicianos se reúnem em áreas de fazenda.
Ele aponta no mapa de Michigan as cidades de Decker -onde fica a fazenda de James Nichols- e Grayling, onde existe um campo central para treinamento da milícia.
(DR)

Texto Anterior: Milícia acusa o governo pelo atentado
Próximo Texto: Suspeitos americanos assustam EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.