São Paulo, segunda-feira, 1 de maio de 1995
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Fabricante investe US$ 26 mi em marketing

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

A Garoto investe este ano US$ 26 milhões em marketing. É a maior verba entre as três grandes do chocolate. A subsidiária da suíça Nestlé aplicará US$ 15 milhões.
Segundo Guilherme Nucci, gerente de marketing, até três anos atrás a Garoto era uma empresa mais preocupada com produção.
Injetou US$ 40 milhões para consolidar seu parque fabril, dois prédios que ocupam 45 mil m2 no município de Vila Velha (ES). Ali são produzidas 7,5 milhões de unidades diárias, entre bombons e coberturas.
Depois disso, voltou-se para o mercado. Os investimentos em marketing saltaram de 3% para 7% do faturamento. Graças a isso, as vendas cresceram 30% em 1994. Prevê realizar faturamento de US$ 382 milhões este ano.
A Garoto detém atualmente 76,3% de participação nos dois principais segmentos: o de bombons e tabletes. Somados, eles representam 81,1% do mercado de chocolates.
A fabricante trabalhou com eficiência o nicho dos tabletes, onde lançou dez novidades nos dois últimos anos. Ampliou de seis para oito as variedades de 200 g.. Para cristalizar marcas, lançou o Talento, um chocolate ao leite com amêndoas, com o diferencial do formato quadrado.
``Estamos promovendo degustação e campanhas de incentivo de vendas em 40 cidades paulistas", diz Nucci, ao se referir à ofensiva num mercado onde predominam as marcas de concorrentes.
``A meta é atingir participação de 30% na Grande São Paulo", afirma. A Nestlé reina na região, onde detém 36% das vendas de chocolates.
Se dispõe de capacidade instalada superior à da Nestlé e, segundo Nucci, maior agilidade para tomar decisões por se tratar de empresa familiar, a Garoto sofre percalços ao enfrentar uma empresa cujos tentáculos se espalham por mais de uma centena de países.
``Onde houver problema de falta de capacidade instalada ou de tecnologia vamos importar", afirma Marcelo Melchior, gerente de grupo da Nestlé.
Exemplo disso são os lotes de Kit-Kat, uma espécie de Coca-Coca dos chocolates, procedentes da subsidiária da Inglaterra. ``É a marca mais vendida no mundo", diz Melchior.
Testado no mercado de Porto Alegre, a Nestlé está estendendo as vendas de Kit-Kat para o Centro-Sul. Movimento semelhante faz a Garoto, que decidiu relançar sua caixa amarela de bombons, com chegada prevista às gôndolas de São Paulo nesta semana.
(NB)

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