São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cerqueira já comandou PM

AZIZ FILHO
DA SUCURSAL DO RIO

O episódio mais conhecido do currículo do general e deputado Nilton Cerqueira é a morte do líder guerrilheiro Carlos Lamarca, desertor do Exército, em 1971.
Cerqueira, que completa 65 anos no próximo dia 6, chefiou a operação do Exército que resultou na morte do guerrilheiro na Bahia. Ele também combateu a guerrilha do Araguaia, promovida pelo PC do B, em 1974.
Cerqueira foi o comandante da Polícia Militar por um ano no governo Chagas Freitas, pedindo exoneração em fevereiro de 1982 por não conseguir combater o jogo do bicho.
Os maiores bicheiros da cidade estão presos desde 1993. Agora, o general enfrenta o desafio de diminuir a criminalidade no Rio.
Na presidência do Clube Militar (1990-94), Cerqueira adquiriu popularidade para conquistar uma vaga de deputado federal pelo PP em 94, com 38.365 votos.
A escolha do general foi elogiada pelo prefeito César Maia, recém-desligado do PMDB. ``A polícia sabe que a partir de amanhã (hoje) tem retaguarda para agir de forma contundente e incisiva", afirmou.
(AF)

Texto Anterior: General é novo secretário no Rio
Próximo Texto: 5 corpos são abandonados na ilha do Fundão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.