São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moda e costumes retomam o passado

ERIKA PALOMINO; EVA JOORY
COLUNISTA DA FOLHA

EVA JOORY
A cultura pop, a moda e os costumes se alimentam de ``revivals". A palavra da língua inglesa que significa ressurgimento abriga assim essas retomadas de hábitos, itens ou personagens de outras épocas, mais ou menos distantes. Atitude traz um guia básico com os ``revivals" do momento.
A revista ```Vogue" América já chamou de ``Disk-uma-década". Pegue as estruturas cinturadas e as formas que vão desde os ``corselets" vindos lá de 1829 até hypes dos anos 80 como o uso de itens esportivos e combinações de cores fortes, como faz a belga Véronique Leroy.
No meio do caminho, temos vinda dos anos 30 uma silhueta mais alongada e esguia, mas a ênfase vem mesmo nos anos 40 e 50. É o tal glamour-retrô que chegou da Europa até o Brasil, nas coleções que estão nas lojas lá e cá. Os comprimentos pelo joelho, a cintura marcada por cintinhos, ombros no lugar e a revalorização do blazer são alguns exemplos. O salto anabela volta dessa época.
Uma das coqueluches atuais da cena fashion é a camisa pólo, tipo Lacoste, criada para os tenistas em 1933. ``É um eterno clássico", confirma o produtor Pazetto.
Na TV, por exemplo, a reexibição de seriados como ``As Panteras", ``Túnel do Tempo" e ``Casal 20" fazem a alegria dos telespectadores.
O que vem por aí? Londres dá o tom do próximo revival. São as roupas e a atitude dos jovens londrinos dos anos 60, os chamados ``mods" (de modernos), o grande hit dos últimos desfiles internacionais, terminados em abril.

Texto Anterior: Enzensberger vê a 'face escura' do multiculturalismo
Próximo Texto: Pop vive de reciclagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.