São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serviços são alternativa mais em conta

ISABELLE SOMMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Se no final da viagem a mala estiver muito pesada por causa das compras, o correio, os agentes de carga ou os serviços de remessas expressas podem ser soluções mais baratas ou mais cômodas do que embarcar com toda a bagagem.
O correio oferece três tipos de serviços úteis aos turistas de shopping center.
O Sedex Internacional (ou EMS, como é chamado no exterior) pode transportar até 30 kg de mercadorias e cinco quilos de documentos.
O prazo de entrega varia entre três e quatro dias úteis, se o pacote for enviado dos Estados Unidos.
O Colis Posteaux pode transportar até 20 kg e leva sete dias úteis dos Estados Unidos para o Brasil. É embarcado no avião um dia depois de ser postado.
O Colis Posteaux via Sal é mais econômico. Mas a remessa pode levar até dez dias (na América do Sul) ou 15 dias (em outros países) apenas para ser embarcado.
Os preços variam dependendo do país de onde o pacote é remetido, do peso e do destino da carga.
Outra opção é mandar roupas ou compras por agentes de carga como bagagem desacompanhada.
Segundo o assistente de exportação da Greenwich, Geraldo Vieira, o interessado deve apresentar passaporte, cópia da passagem e declaração do conteúdo do pacote.
Os preços podem ser cobrados por peso ou metragem cúbica. Mas para os pacotes pequenos há uma tabela de preços.
Despachar um pacote de cinco quilos de Nova York para São Paulo custa US$ 7,70 e de Londres US$ 10,50. O prazo de entrega é de um dia e o único inconveniente é ter que buscar a encomenda no aeroporto.
As remessas expressas são muito procuradas pelas pessoas que preferem receber o pacote em casa. Por isso, os preços são mais salgados e, às vezes, não compensam.
Um pacote de cinco quilos de livros (categoria documento) despachado de Londres para São Paulo pela DHL custa US$ 80 e demora dois dias.
Uma mala com cinco quilos de roupas remetida de Nova York para São Paulo custa US$ 130 e demora três dias para chegar ao destino final.
(IS)

GREENWICH: tel. (011) 543-7333; DHL: tel. (011) 536-2500

Texto Anterior: Mágico paga para embarcar seus 'truques'
Próximo Texto: Maluf pagou por excesso de malas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.