São Paulo, sábado, 20 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pertence defende auditoria no STF

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A proposta de fazer uma auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) nas contas do Judiciário tem o apoio do novo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Sepúlveda Pertence: ``Recebo como um presente de posse".
A proposta foi aprovada pela Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados.
Segundo o ministro,``não há nenhuma caixa-preta no Judiciário", como disse na quinta-feira o deputado Augusto Carvalho (PPS-DF).
``As contas do STF estão à disposição do TCU e de qualquer um que esteja disposto a examiná-las", declarou Pertence.
Apesar da declaração, o ministro não escondeu uma ponta de ironia ao afirmar que a auditoria vem em boa hora, ``para mostrar que o controle externo já existe".
``Parece a muita gente que os tribunais deixaram de prestar contas, o que não é verdade. O exame das contas dos três poderes é feito anualmente", explicou. De acordo com o ministro, a auditoria é prevista no artigo 71 da Constituição.
A sugestão das auditorias nos tribunais partiu do deputado Paulo Bernardo (PT-PR), incluindo a inspeção financeira do próprio Congresso. Os integrantes da comissão sugerem ao TCU que examine primeiro o Judiciário e, posteriormente, o Legislativo.
Nem todos os parlamentares, entretanto, querem o exame das contas do Congresso. O deputado Lima Neto (PFL-RJ) defendeu na comissão a tese de que uma auditoria no Legislativo poderia denegrir a imagem já desgastada do Parlamento. Para ele, a inspeção deve ser feita apenas nos tribunais.

Texto Anterior: Ônibus de FHC é apedrejado na Paraíba
Próximo Texto: Para Jatene, desvios no FSE não afetam Saúde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.