São Paulo, domingo, 21 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seres imaginários

INÁCIO ARAUJO

Filme de seres imaginários
De bailarina em Madri a estrela de Hollywood, é um pulo para Maria Vargas (Ava Gardner). Mas o estrelato, que chega pelas mãos de um diretor de cinema (Humphrey Bogart), não é tudo nessa vida. Joseph L. Mankiewicz investiga sua vida um pouco à maneira de ``Cidadão Kane". Mas o encanto do filme não vem dessa construção, que hoje parece até um pouco afetada. Vem, ao contrário, da absoluta sinceridade com que olha para Hollywood e seus habitantes. Para esses tipos de conto de fadas, mas dotados de uma consistência tristemente humana. São seres imaginários: metade gente, metade imagem, reais e ilusórios. Primeiro trazem o paradoxo; depois, vivem a tragédia.
(IA)

A CONDESSA DESCALÇA (The Barefoot Contessa). EUA, 1954, 134 min. Direção: Joseph L. Mankiewicz. Com Ava Gardner, Humphrey Bogart, Edmond O'Brien. Na Globo

Texto Anterior: VOCÊ SABIA QUE...
Próximo Texto: Oeste, a Terra Prometida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.