São Paulo, sábado, 27 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Amway retira ação contra Bandeirantes

DA REDAÇÃO

A rede de marketing Amway pediu ontem à Justiça a retirada de liminar que proibia a veiculação, pela Rede Bandeirantes, de reportagem em que a empresa era mencionada.
A Amway havia entrado na Justiça com ação cautelar pedindo a proibição da reportagem, que seria levada ao ar no programa ``Domingo 10" do dia 21. O pedido foi aceito pelo juiz da 1ª Vara Cível de Pinheiros, Edison Blanes.
A reportagem falava sobre o sistema de vendas utilizado pela empresa, que não tem pontos de venda. A Amway, de origem norte-americana, arregimenta pessoas para comercializar seus produtos. O sistema de treinamento inclui convenções dos revendedores e cada um deles é incentivado a trazer mais revendedores para a empresa.
A editora do ``Domingo 10", Eliana Arndt, afirma que a Amway entrou com a ação sem ter visto a reportagem, alegando que ela traria danos à empresa.
Segundo o presidente da Amway no Brasil, Danilo Saicali, a empresa tomou a iniciativa pelo teor das chamadas sobre a reportagem que a Bandeirantes vinha colocando no ar.
Durante a semana, parlamentares como José Genoino (PT-SP) e Robson Tuma (PSDB-SP) se pronunciaram em plenário contra a decisão do juiz Edson Blanes, considerando-a de inconstitucional, pois consistiria censura prévia.
Diante da repercussão, a Amway optou por pedir a retirada da liminar. ``A publicidade que vem sendo feita atinge nossa imagem. Retiramos a liminar para mostrar que temos respeito pela liberdade de imprensa", diz Saicali.
A emissora deve transmitir a reportagem neste domingo.

Texto Anterior: Novo esquema de segurança deixa CUT a 4 quilômetros do presidente
Próximo Texto: Serra quer manter FSE com outro nome
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.