São Paulo, sábado, 27 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo programa visa alimentação na 1ª infância

DA REPORTAGEM LOCAL

A Fundação Instituto Calfat-Salem para a Infância lança na próxima segunda-feira o programa Ação Criança. Trata-se de um projeto para nutrição de gestantes e crianças até 7 anos de idade.
O programa foi idealizado pelo empresário Carlos Eduardo Salem e envolve diversos setores da sociedade civil, confederações da indústria, agricultura e comércio, entidades sindicais, organizações não-governamentais e igrejas.
``A maior dificuldade em toda ação humanitária é fazer com que o alimento chegue de fato à boca do beneficiado", diz Salem. É nesse ponto que entram as igrejas. ```Há cerca de 30 mil unidades, de 15 diferentes religiões, espalhadas por todas as partes do país", afirma o empresário. ``Essa estrutura regionalizadaé a melhor forma para fazer a distribuição dos alimentos", diz Salem. A idéia é que as gestantes e as crianças na primeira infância não recebam pacotes com os produtos, mas sim o alimento pronto.
Para isso, cada unidade religiosa faria uma campanha junto a seus fiéis para obtenção de recursos financeiros e humanos. O dinheiro seria destinado à compra de alimentos na própria região, evitando gastos com transportes. ``A compra regionalizada também estimularia o desenvolvimento da economia local, gerando empregos", explica o empresário. Os voluntários se dividiriam em grupos responsáveis por fazer as compras, cozinhar os alimentos e dá-los à gestante e às crianças. ``Com tantas pessoas envolvidas, diminui a possibilidade de desvios dos recursos", afirma Salem.
As gestantes e as crianças vão ao local, comem e voltam para casa. ``As organizações da sociedade civil contribuiriam nesse projeto não apenas com doações, mas fiscalizando e participando das ações", afirma o empresário.

Texto Anterior: Internet, mente e sociedade
Próximo Texto: Programa atende dependentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.