São Paulo, sábado, 27 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo Hugh Grant decepciona

ALMIR LABAKI
DO ENVIADO ESPECIAL A CANNES

Cannes-95 confirmou. A deliciosa comédia romântica ``Quatro Casamentos e um Funeral" (1994) virou clássico e catapultou muitos dos envolvidos ao ápice do estrelato. Alguns deles circularam pelo festival já gozando o novo status.
Primeiro veio Andie McDowell, estrela de ``Unstrung Heroes", de Diana Keaton. Depois, a bela coadjuvante Kristin Scott Thomas, em ``Angels & Insects". O encerramento da Quinzena dos Realizadores, na madrugada de ontem, trouxe ao festival a dupla central do filme: o ator Hugh Grant e o diretor Mike Newell.
``An Awfully Big Adventure" é o título. Poderia ser ``Um Funeral e Nenhum Casamento". Newell parece ter optado por uma total ruptura com seu sucesso anterior. Seu novo filme é depressivo, pesado e cínico. Nem sequer tem um enredo muito definido.
Nem Hugh Grant escapou. Para decepção de suas fãs, nada há em seu Potter do ingênuo e renitente solteirão que a todos cativou. Nem de mocinhas ele gosta.
Uma delas, Stella (Georgina Cates), é o personagem central. Na Liverpool de 1950, em plena adolescência, ela se vê impelida pelos tios que a criaram a arrumar um estágio num teatro a fim de ``abrir-se para o mundo". Potter é o diretor que manipula tudo.
A educação erótico-sentimental de Stella conduz a narrativa. No papel de um ator aposentado que faz o capitão Gancho de ``Peter Pan" como ninguém, surge no meio do filme o grande Alain Rickman. Vai atuar decisiva e tragicamente no processo.
O novo Newell jamais decola de fato. O drama de Stella ganha vida apenas perto do fim. Grant tem um bom desempenho num papel não plenamente desenvolvido no roteiro. Sabe do anticlímax. Nem sequer ficou para ouvir os aplausos burocráticos do encerramento da sessão. A Quinzena decididamente não teve das suas melhores edições.
(ALk)

Texto Anterior: Guerra na ex-Iugoslávia deve levar a Palma
Próximo Texto: Sharon faz Barbie pistoleira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.