São Paulo, quarta-feira, 31 de maio de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suíço ensina adolescentes de favelas a fazer pães

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

Dois padeiros suíços passarão os próximos três meses ensinando adolescentes de favelas cariocas a fabricar doces e pães finos.
Trazidos pelo Movimento Viva Rio, Prefeitura do Rio e Comité Pour La Vie, uma ONG (Organização Não-Governamental) sediada em Genebra (Suíça), Christian Muster, 29, e Yannick Bollard, 23, começam a lecionar na próxima segunda-feira.
O Viva Rio é um movimento da sociedade civil que trabalha pela recuperação da imagem e melhoria da qualidade de vida na cidade.
As aulas dos padeiros suíços serão ministradas no Instituto Stella Maris, que montou uma oficina de padaria em seu prédio, na Ilha do Governador (zona norte do Rio).
Na padaria-escola, os alunos aprenderão as maneiras de preparar variados tipos de pães, bolos, biscoitos, pizzas, doces e outros alimentos à base de farinha.
Padarias idênticas já estão montadas nas instituições Casa da Colina, em Mangueira (zona norte), e Casa de Realengo, em Realengo (zona norte).
Stella Maris, Casa da Colina e Casa de Realengo foram cedidas pelo governo federal à Prefeitura do Rio, que as administra através da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Segundo a subsecretária Leda de Azevedo, o projeto visa produzir alimentos para creches municipais, profissionalizar jovens carentes e criar cooperativas locais capazes de fabricar e comercializar produtos.
Para equipar as padarias, a prefeitura fez uma licitação. A firma vencedora foi a Perfecta Curitiba, que vendeu à prefeitura três kits de equipamentos. Cada kit custou R$ 14 mil, segundo a prefeitura.
O kit é composto por forno, freezer, balança, estufa, misturadeira (máquina que mistura os ingredientes da massa), divisora (máquina que divide a massa em pedaços iguais), moldadora (que modela o pão), mesa para a manipulação da massa e um carrinho de bandejas.

Texto Anterior: Fundo reunirá multas dadas pelos Procons
Próximo Texto: Padeiros atuam no Rio como voluntários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.