São Paulo, sexta-feira, 2 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Privatização da Vale só com autorização do Legislativo

Deputado Alberto Goldman quer alterar lei de desestatização

ABNOR GONDIM
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O deputado federal Alberto Goldman (PMDB-SP) quer condicionar a privatização da Companhia Vale do Rio Doce e de outras empresas de economia mista (capital público e privado) à prévia autorização legislativa.
Ele apresentou emenda à MP (medida provisória) que altera a lei 8.031/80 do Programa Nacional de Desestatização. A MP é uma medida que entra em vigor antes de ser apreciada pelo Congresso.
Segundo a emenda de Goldman, ``a transferência do controle acionário da União na Vale do Rio Doce e das empresas públicas e sociedades de economia mista dependem de prévia autorização do legislativo".
A emenda terá o apoio dos 91 parlamentares da chamada bancada amazônica, de acordo com o coordenador José Priante (PMDB-PA).
O governador do Pará, Almir Gabriel (PSDB), disse que não vai participar de movimentos contra a privatização da Vale do Rio Doce. Mas afirmou que ele e os outros oito governadores da região amazônica já manifestaram ao presidente Fernando Henrique que são contra a privatização.
União
A prefeitura de Itabira (MG) lança hoje a Campanha Nacional contra a Privatização da Vale do Rio Doce. Os governadores Almir Gabriel (PSDB-PA) e Vitor Buaiz (PT-ES); os presidentes do PT, Luiz Inácio Lula da Silva e do PDT, Leonel Brizola confirmaram presença no ato.

Texto Anterior: Malan pede a consumidor que poupe
Próximo Texto: Comissão pede substituição de 9 faltosos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.