São Paulo, sexta-feira, 2 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comissão pede substituição de 9 faltosos

LILIANA LAVORATTI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Câmara, deputado Alcides Modesto (PT-BA), pediu o afastamento de nove membros titulares por excesso de faltas às sessões. Esta medida foge à prática comum no Congresso de tolerância aos faltosos.
Os nove deputados pertencem a partidos que apóiam o governo e participam da bancada ruralista (ligados à agropecuária). Dois deles -José Teles (PPR-SE) e Zé Gomes da Rocha (PSD-GO)- não compareceram a nenhuma das 11 sessões realizadas na atual legislatura (período do ano destinado ao funcionamento do Congresso).
Os demais acusados de faltar a mais de cinco reuniões ordinárias consecutivas são Armando Costa (PMDB-MG), Augustinho Freitas (PP-MT), Davi Alves Silva (PFL-MA), José Borba (PTB-PR), José Rezende (PTB-MG), Osvaldo Coelho (PFL-PE) e Abelardo Lupion (PFL-PR).
O pedido de afastamento encaminhado ao presidente da Câmara, deputado Luís Eduardo Magalhães (PFL-PE), diz que os deputados feriram o Regimento Interno da Casa (artigo 45, parágrafo 1º).
Segundo Modesto, ``perde automaticamente a vaga quem faltar, sem justificativa por escrito à comissão, a mais de cinco reuniões ordinárias consecutivas".
Compete ao presidente da Câmara decretar a perda das vagas e nomear substitutos por indicação dos líderes partidários.
Modesto afirmou que tomou essa medida para colocar em prática a política de moralização da Câmara pregada por Luís Eduardo.
O pedido de afastamento é mais uma etapa do embate existente na Comissão de Agricultura desde o início deste ano, quando a PT substituiu a bancada ruralista na direção do órgão.
O deputado Abelardo Lupion é presidente da comissão especial para elaborar a nova Lei Agrícola.
Lupion disse que não faz questão de comparecer às sessões da Comissão de Agricultura porque lá só ocorrem ``as mesmices de sempre". ``Tenho que dar conta de muita coisa, quis abrir mão da vaga mas meu partido não deixou", afirmou o pefelista.
Zé Gomes da Rocha disse que está licenciado há 60 dias para se tratar de pneumonia. ``Se muitos deputados estão faltando é porque o presidente da Comissão está ruinzinho de serviço", afirmou.
Augustinho Freitas também assumiu que não informou à comissão sua licença médica para fazer uma cirurgia no ouvido.
Sérgio de Souza, do gabinete do deputado José Teles, disse que o parlamentar foi substituído no órgão desde março.
A Folha procurou ouvir os demais deputados faltosos. Suas versões foram pedidas aos respectivos gabinetes -às 15h30 a Osvaldo Coelho, às 15h40 a Armando Costa, às 15h37 a Davi Silva, às 15h45 a José Borba. O deputado José Rezende não foi localizado.

Texto Anterior: Privatização da Vale só com autorização do Legislativo
Próximo Texto: TSE sugere restrições à criação de partidos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.