São Paulo, sexta-feira, 2 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSDB acerta adesão de deputados do PSB

GEORGE ALONSO

GEORGE ALONSO; FABIO GUIBU
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

Em jantar com o presidente Fernando Henrique Cardoso, o PSDB convidou cinco deputados do PSB (Partido Socialista Brasileiro) para integrar a legenda.
Em busca do aumento de seu peso político no Congresso em relação ao PFL, os tucanos -que já investiram no PP, no PDT e no próprio PFL- agora avançam nos socialistas.
Os cinco dissidentes do PSB são Ushitaro Kamia (SP), Luiz Piauhylino (PE), João Colaço (PE), Alexandre Cardoso (RJ) e Adelson Salvador (ES).
Os cinco estavam insatisfeitos com a posição fechada do PSB de votar sistematicamente contra as reformas constitucionais.
``Estavam engessando nosso mandato. Não podemos deixar o PFL aprisionar o presidente, queremos que ele caminhe para centro-esquerda", disse Piauhylino.
No jantar, FHC comentou com os parlamentares a necessidade de um equilíbrio de forças entre o PSDB e o PFL.
Os cinco deputados que estão deixando o PSB concordaram em apoiar o governo nas reformas, mas a filiação ao PSDB propriamente dita depende de conversas, que serão retomadas na próxima semana.
Arraes Descontente com os dissidentes, o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Miguel Arraes, divulgou uma nota contestando os deputados.
Segundo o governador, os parlamentares ``tinham consciência das posições históricas do partido" quando se filiaram à sigla.

Colaborou FABIO GUIBU, da Agência Folha em Recife

Texto Anterior: PMDB e PFL lutam pela maioria no Senado
Próximo Texto: Governistas armam resistência no Senado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.