São Paulo, sexta-feira, 2 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vírus são causadores de febres hemorrágicas

DA REPORTAGEM LOCAL

O Arenavírus e o Hantavírus fazem parte dos vírus causadores das febres hemorrágicas, que provocam, entre outros sintomas, febre e hemorragias pelo corpo.
Segundo o infectologista Vicente Amato Neto, 67, do Hospital das Clínicas, há quatro grupos de vírus das febres hemorrágicas.
Diferenças biológicas entre os vírus determinam a divisão. ``No caso desses quatro grupos, a constituição dos vírus é diferente, mas há alguns elementos em comum."
Segundo Amato, o Arenavírus faz parte do primeiro grupo. É transmitido por excreções de ratos e contamina o homem pelas vias aéreas (respiração). Apenas na Nigéria, houve a transmissão de pessoa para pessoa. O Arenavírus já atacou na Argentina, Bolívia e Venezuela. No Brasil, nesse grupo, foi isolado o vírus Sabiá.
O segundo grupo é formado pelo Ébola, que matou 164 pessoas este ano no Zaire. O vírus causa febre, infecções pelo corpo e hemorragia. O Ébola é transmitido pelas secreções, sangue e contato com a pele e a mucosa. ``A transmissão por via aérea é admissível, mas não é tida como importante."
No terceiro grupo estão os vírus da febre amarela e da dengue. As doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A febre amarela é uma doença hemorrágica. A dengue também, mas há não-hemorrágica, em que o paciente tem dores musculares e erupção cutânea.
O Hantavírus está no quarto grupo. Como o Arenavírus, é transmitido por excreções de roedores. Foram registrados três casos em Juquitiba (SP), em 93. Além de hemorragias, causa infecção nos pulmões.
O último vírus suspeito de ter atacado os militares é o Arbovírus. Ele provoca sintomas semelhantes ao do Hantavírus e do Arenavírus. É diferente na segunda fase, quando causa inflamação no cérebro.

Texto Anterior: Vírus mata militar em treinamento no Amazonas
Próximo Texto: Curso dado na selva não é interrompido pelo Exército
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.