São Paulo, terça-feira, 6 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra do Salão Internacional chega a SP

MARA GAMA
EDITORA-ADJUNTA DA ILUSTRADA

Abre hoje, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, a exposição de design que representou o Brasil no Salão Internacional do Móvel de Milão, em abril.
A mostra ficou 15 dias na sede do consulado brasileiro, com cem trabalhos de 56 designers nas categorias gráfica, móveis, objetos, iluminação, têxtil, high-tech.
Como toda ``panorâmica", a exposição mistura objetos bem-resolvidos, em que há invenção e técnica, e outros em que é sensível a ausência de projeto.
Para a curadora Marili Brandão, a irregularidade não compromete: ``Foi difícil selecionar as peças, já que era a primeira grande mostra brasileira na capital internacional do design. Optamos por objetos que mostram criatividade e estilo pessoal", diz.
Brandão considera sua iniciativa vitoriosa. Além de contatos para mostras futuras e representação, a mostra de Milão rendeu a inclusão de cinco artistas brasileiros no próximo Anuário Internacional de Design.
Na versão 96 do Anuário, estarão uma mesa de pedras brasileiras de Antonio da Motta Leal; uma luminária de Guinter Parschalk; um tecido da Arte Nativa; uma fruteira em papel de Annette Berliner e um ventilador de Angela Carvalho e Alexandre Neumeister.
Outra peça que teve impacto na exposição italiana, segundo Brandão, foi o par de pés-de-pato desenhado por Ricardo Sá e usado pelo campeão mundial de bodyborading de 1994, o brasileiro Guilherme Tâmega. Sá diminuiu o comprimento das nadadeiras, tornando-as velozes.
As peças estão expostas em nichos criados por Marcelo Rosembaun. Como designer das mesas ``Cremilda" e ``Brunilda", em parceria com Ricardo Vanuzza, Rosembaun conseguiu um contrato com a Casa Teperman, que deve produzir cerca de cinco exemplares por mês das mesas.

Mostra de Design Brasileiro
Onde: Museu da Casa Brasileira (av. Faria Lima, 774)
Quando: abertura hoje, às 19h; de terça a domingo, das 13h às 18h; até 16 de junho

Texto Anterior: VJ da MTV Latino se acha mais `caliente'
Próximo Texto: Exposição revela contraste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.