São Paulo, sábado, 10 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo deve criar estímulo à poupança

Mecanismo passaria a valer em julho

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo deve criar mecanismos tributários para incentivar os depósitos em caderneta de poupança e aplicações de longo prazo a partir de julho.
A Folha apurou que estão sendo estudadas mudanças na remuneração das cadernetas, mas ainda não há nada definido.
O presidente da CEF (Caixa Econômica Federal), Sérgio Cutolo, disse ontem que a instituição deve lançar em julho ou agosto deste ano a caderneta de poupança vinculada.
Ela terá juros maiores para depósitos com prazo de resgate superior a 36 meses e dará direito a uma carta de crédito depois de três anos de aplicação.
O objetivo da equipe econômica é flexibilizar as aplicações em cadernetas de poupança. Hoje, a poupança rende, além da TR, juros de 6% ao ano -que equivalem a 0,5% ao mês.
Uma proposta em estudo prevê a troca da TR pela TJLP. Para evitar descasamento, a troca da TR pela TJLP valeria nos casos dos empréstimos e contratos hoje corrigidos pela TR.
Outra idéia em estudo prevê a criação de um imposto para as cadernetas de poupança com prazo de 30 dias. Com isto, o governo espera incentivar os poupadores para cadernetas com prazo maiores para resgate.
No caso de se manter a TR e flexibilizar os juros, a proposta prevê a criação de TR com prazos de 60 e 90 dias.
Cutolo disse ontem que a CEF está procurando formas de reduzir o rombo no SFH (Sistema Financeiro de Habitação).
Reestruturação
A CEF vai desativar suas 33 superintendências estaduais dentro de seis a oito meses. Elas serão substituídas gradualmente por 85 escritórios de negócios, disse ontem Cutolo.
Em elaboração há quase três meses, o programa de reestruturação da CEF foi bombardeado por políticos e chegou ter sua implantação adiada em uma semana por determinação do vice-presidente Marco Maciel. Malan disse ontem que o programa ``é uma das prioridades do governo".
A reestruturação da CEF prevê a venda de 12 mil imóveis.

Texto Anterior: Governo quer remuneração menor do FGTS
Próximo Texto: Congresso deve votar MP do real no dia 21
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.