São Paulo, sábado, 10 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar poderá ser processado por falsidade

DA SUCURSAL DO RIO

A FUP (Federação Única dos Petroleiros) vai entrar na segunda-feira com uma representação na Procuradoria Geral da República contra o ex-presidente Itamar Franco por falsidade ideológica.
Além de Itamar, o ex-ministro das Minas e Energia Delcídio Gomez e o superintendente-adjunto de recursos humanos da Petrobrás, José Lima de Andrade Neto, também podem ser processados.
``Os acusados induziram a categoria dos petroleiros ao erro quando se apresentaram autorizados a assinar acordos", disse o advogado da FUP, Cláudio Boechat.
Para Boechat, os petroleiros deflagraram a greve no dia 2 do mês passado porque a Petrobrás não cumpriu o protocolo assinado entre Andrade Neto e Rosemberg Evangelista, diretor da FUP.
A assinatura do protocolo foi precedida de um encontro entre o então presidente da República e a direção da FUP, em Juiz de Fora (MG), no dia 6 de outubro de 94.
O advogado afirmou que se ficar configurado o crime, entrará com ação cível pedindo indenização por perdas e danos. ``O valor pode ser o mesmo que a Procuradoria está cobrando da categoria, ou seja R$ 39 milhões", disse.
PF
O presidente do Sindipetro (Sindicato dos Petroleiros) de Duque de Caxias, Nílson Viana Cesário, prestou depoimento ontem na PF (Polícia Federal) no Rio.
A PF enquadrou dirigentes dos sindicatos de petroleiros em todo o país nos artigos 201 e 202 do Código Penal sob acusação de ocupação de estabelecimento público e danos ao patrimônio.
Segundo a FUP, apenas a refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão (SP), foi ocupada por petroleiros, por isso a convocação é ``absurda".
Uma manifestação reuniu cerca de 50 petroleiros em frente ao prédio da PF. Antônio Carlos Spis, que participou do protesto, criticou o presidente da República.
``O governo Fernando Henrique Cardoso está vendendo o país. FHC não consegue mais sair nas ruas sem colete à prova de balas e atiradores de elite", disse.

Texto Anterior: Categoria ameaça retomar greve no Rio
Próximo Texto: Sincopetro e Ultragaz negam estoque na greve
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.