São Paulo, sábado, 10 de junho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rappa busca brasilidade entre rap e reggae

SYLVIA COLOMBO
DA REDAÇÃO

O grupo carioca O Rappa faz seu último show hoje em São Paulo misturando temas violentos do rap com os de alegria do reggae numa `jam' em que a palavra de ordem é experimentar de tudo.
``Ficamos famosos fazendo improvisações e tocando com amigos do meio musical", diz Marcelo Iuca, baterista do conjunto.
Entre estes amigos estão o sambista Bezerra da Silva e os Paralamas do Sucesso, co-responsáveis pelo lançamento da banda.
O Rappa saiu do circuito carioca quando se apresentou no festival Reggae Sunsplash Brasil, no ano passado, em várias capitais. Foram os únicos representantes brasileiros do evento.
O show desta noite mostra o repertório do primeiro CD do conjunto, lançado em 94 pela Warner.
A mistura de ritmos marca as faixas e dão o tom dos shows. O reggae é a base para as improvisações que misturam rap e samba.
O Rappa abusa do uso de equipamentos eletrônicos, seguindo o estilo de novas bandas de reggae como os ingleses do UB40.
Amigo e parceiro dos membros do conjunto Planet Hemp, que defende a liberação da maconha, O Rappa também é favorável ao fim da proibição das drogas.
``Não é a nossa bandeira principal mas faz parte da nossa mensagem", diz Iuca.
O recado do Rappa é o meio termo de um paradoxo entre temas de revolta dos rappers e a fraternidade universal pregada pelo reggae.
``Se há uma coisa que permeia as duas `filosofias', esta coisa é a vontade de diminuir as diferenças sociais, sentimos isso na pele vivendo no Rio de Janeiro."
Trocar o `carioquês' pela brasilidade é a atual meta do conjunto. Por isso as `canjas' (participação de outros músicos) têm sido com os mais variados parceiros.
Os Paralamas são presença constante nos palcos onde a banda se apresenta. Planet Hemp, Paulo Miklos e Skank também já tocaram com eles. Ainda estão para ser confirmados em apresentações Lenine e Suzano e Fausto Fawcett.

Show: O Rappa
Onde: Nias (r. dos Pinheiros, 688, tel. 852-3877, Vila Madalena)
Quando: hoje às 23h
Quanto: R$ 10

Texto Anterior: César ``humaniza" sucata de 520 toneladas
Próximo Texto: Lulu Santos faz show único em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.